Aparelho Lingual

Um sorriso de aparência agradável e boa estética aumenta a autoconfiança de uma pessoa e fornece tranquilidade em ambientes sociais. Um belo sorriso, com dentes alinhados também pode ajudar nas relações interpessoais, uma vez que o contato inicial é visual. Hoje, mais do que nunca, os pacientes estão conscientes de dentes mal alinhados, protruídos, mal posicionados, salientes, etc. e como estes podem ocasionar problemas ao rir ou durante uma simples conversação. Assim, o aspecto estético é o motivo mais frequente para a busca de tratamento ortodôntico com o aparelho lingual.

Hoje, o objetivo principal do tratamento ortodôntico é alcançar não somente um sorriso alinhado e dentes bem posicionados, mas principalmente um equilíbrio facial, isto é um equilíbrio entre os diversos atributos do rosto (dentes, lábios, queixo, entre outros). Por isso um plano de tratamento com o aparelho lingual deve contemplar a estética facial e dentária, a funcionalidade, isto é uma oclusão (mordida) e articulação bem equilibrada e estável, e as aspirações do paciente.

Como dito anteriormente, as aspirações estéticas são agora universal, seja do sexo masculino ou do sexo feminino. Neste sentido, o aparelho lingual é uma alternativa para os pacientes que não desejam usar o aparelho dentário metálico convencional, conferindo um sorriso mais estético e agradável mesmo durante o tratamento ortodôntico.