Clareamento dentário

Clareamento dental

Dentes amarelados, escurecidos ou manchados podem ter sua aparência melhorada pelo clareamento dental.
O clareamento acontece quando um produto oxidante (gel clareador) é aplicado na superfície dentária e libera oxigênio, clareando os dentes.

O Clareamento pode ser feito de duas maneiras:

  • Clareamento caseiro: o paciente recebe do seu dentista as orientações e os materiais necessários, desta forma pode realizar o clareamento com segurança e eficiência na sua própria casa. O tempo total do tratamento tem muita variação entre os casos, portanto o dentista responsável deverá acompanhar e orientar cada paciente de maneira personalizada.
  • Clareamento em consultório: nesta modalidade, os procedimentos são feitos no consultório dentário. O tratamento é dividido em sessões semanais com duração de 40 a 60 minutos cada uma. A quantidade de sessões é definida após a avaliação inicial, e pode ser alterada conforme os resultados das sessões realizadas.

Para obter resultados ainda maiores, recomenda-se unir as duas técnicas, ou seja, no intervalo entre as sessões de clareamento de consultório, faz-se o uso do clareamento caseiro. Desta forma o efeito dos clareadores são potencializados e obtém-se dentes mais brancos.

Recomendações para pacientes em tratamento:

  1. evitar alimentos com corantes e cafeína: café, chá preto e mate, refrigerantes a base de cola, vinho tinto, chocolate preto, açaí, beterraba…
  2. evitar alimentos ácidos: laranja, limão, tomate, vinagre, refrigerantes no geral.
  3. evitar alimentos com temperaturas extremas, tanto gelado como quente.
  4. Antes de colocar a moldeira com o gel em posição, escovar os dentes, passar o fio dental. Se tiver o hábito de beber água antes de dormir, fazê-lo antes de colocar as moldeiras.
  5. Inserir pequena quantidade do gel apenas na parte interna da moldeira na região que fica a face externa dos dentes. Quando a moldeira estiver posicionada não deve existir excesso de gel saindo da moldeira, pois o mesmo poderá agredir a gengiva. Se existir, remova o excesso levemente com algodão ou cotonete.
  6. No dia seguinte quando for remover a moldeira, lavá-las em água corrente (fria) e escovar os dentes com água morna se possível.
  7. Se os dentes e gengiva estiverem muito sensíveis durante a escovação e alimentação, intercalar os dias de clareamento.

Lembrar que, para o gel clarear os dentes, as moldeiras com o gel deverão ficar em contato com os dentes por 4 a 8 horas diárias. Por este motivo, o ideal é fazer o tratamento à noite.